Mas antes de chutar o pau da barraca e mandar todo mundo às favas, saiba que pequenas mudanças podem melhorar nossa qualidade de vida no ambiente profissional.
Foi isso que mostrou a publicação do site Mashable. Contando com a arte da ilustradora Vicky Leta, eles nos deram algumas dicas pra deixar as horas que passamos na firma um pouco mais agradáveis. Parece impossível? Não, não é. Veja só!
1. DECORE SEU ESPAÇO
Que tal deixarmos nossa mesa mais aconchegante? Ao inserir fotos, bonecos articuláveis, pequenas plantas e outros apetrechos, atribuímos ao espaço um pouco das nossas características – e fica uma graça.
2. DÊ UMA VOLTINHA
Levante!! Faça uma caminhada estimulante, mesmo que por poucos minutos, pois, segundo estudo do The Franklin Institute divulgadas no Live Strong, essa atividade ajudará na circulação do fluxo de sangue cerebral. Dá para tomar aquele ar fresco e se você for do tipo que curte pensar na vida, essa é a hora.
3. HIDRATE-SE
De acordo com uma publicação do The Mayo Clinic é recomendável ingerir de 2 a 3 litros de água por dia. Mas, para ficar hidratado, não somos obrigados a nos afogar num copo d’água. Consumir alimentos como aipo, chás, leite, pedaços de melancia, saladas de folhas verdes e sopas também mantém nosso metabolismo nos trinques – bora dar uma variada!
4. FAÇA ELOGIOS
Ah, quem não curte receber um elogio? Elogiar os outros permite que nos doemos para a melhora da qualidade do ambiente e também podemos deixar alguém feliz, o que é ainda melhor.
5. ADOTE UMA PLANTA
Ter uma plantinha no recinto, além de fazer o ambiente ficar mais aconchegante, também contribui para nossa saúde e nos deixa energizados. Mas se sua memória não é muito boa, vale colocar uma planta artificial, ou ainda existe a opção de adotar um cacto.
6. ESTIMULE A SI MESMO
Falar sozinho não é sinônimo de “falta de parafusos” na cachola, é até benéfico. De acordo com estudo publicado no British Psychological Association, ao atribuir o pronome “você”, quando falamos com nós mesmos, podemos receber graus de felicidade em níveis bombásticos, pois esta ação ativa memórias que remetem à nossa infância, quando éramos encorajados pelos adultos.
7. USE XÍCARA E PIRES DE LOUÇA
Copos de plástico além de não fazerem bem a saúde, não tem o mesmo poder que os utensílios de louça, já que estes estabelecem, mesmo que indiretamente, uma ligação com os objetos da nossa casa e, por consequência, ajudam o ambiente a se tornar mais confortável – então, sinta-se em casa.
8. VEJA FOTOS DE ANIMAIS FOFOS
Não é obrigatório buscar apenas animais na web, vale qualquer coisa que nos faça rir. Segundo outro estudo publicado pelo Mayo Clinic, o riso estimula o ânimo, além de trazer benefícios para o coração, pulmões e músculos, também libera endorfina para o nosso cérebro – “Sorria, meu bem, sorria”.
9. DÊ UMAS GIRADINHAS NA CADEIRA
Só porque é divertido. E o motivo já basta.
10. AJUDE OS OUTROS
Segundo a publicação do Harvard Health Blog, o voluntariado auxilia tanto na saúde física quanto mental. Ajudar pessoas nos deixa mais conectados a elas, como também traz aquela sensação de utilidade. A longo prazo, esse ato contribui no combate contra a pressão alta.
11. USE ÓLEOS AROMATIZANTES
Humm, que cheirinho gostoso!! Mas esses óleos vão além disso, pois cada essência tem uma função, por exemplo, o aroma de hortelã coopera no funcionamento do aparelho digestório, enquanto as essências de camomila e lavanda, nos ajudam a ficar mais calmos – muito úteis após aquela reunião estressante.
12. AGRUPE SUAS METAS
Ao invés de ficar descabeladx por causa dos seus inúmeros projetos, organize suas metas por dia, dando prioridade a elas, de forma que sua semana seja repleta de mini projetos. Assim, é possível coordenar e hierarquizar todas as atividades sem se desgastar.
13. COMA GOSTOSURAS SAUDÁVEIS
Pare de gastar dinheiro com aquelas tranqueiras da padoca alí do lado e procure consumir petiscos mais saudáveis, como casca de maçã desidratada ou até mesmo algo feito em casa. Além de ser mais vantajoso para a saúde também nos ajuda a manter o shape (silhueta).
14. RELAXE UM POUCO
Assim como fazemos quando estamos estudando, dar uma pausa pra descansar a mente é muito importante, pois após esse momento relax, voltamos a manter a concentração e o foco.
De acordo com as dicas de David Norwell, Ph.D. e neuro-psicólogo, publicadas no Psychology Today, a técnica de Pomodoro (nome dado a essas pausas durante o trabalho) além de proporcionar seções de alta concentração, proporciona um grande relaxamento, capaz de potencializar a produção das atividades.
15. TRABALHE EM QUALQUER LUGAR
Já tentou todas as dicas anteriores e mesmo assim a coisa está feia? Talvez seja o momento de procurar por um trabalho novo, às vezes, um novo ambiente pode dar aquele ânimo que você precisava – dar esse passo não é fácil, mas é preciso arriscar.
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