terça-feira, 20 de outubro de 2015

Quase 82% dos brasileiros entre 13 e 59 anos são gamers

Cerca de 82% dos brasileiros com idade entre 13 e 59 anos jogam games em pelo menos um dispositivo. É o que revela o estudo Brazil Gaming 2015, realizado pelo NPD Group. Os adolescentes formam o maior público, mas é importante ressaltar que nada menos do que 65% das pessoas que têm entre 45 e 59 anos de idade também gastam seu tempo com games em alguma plataforma. De acordo com a pesquisa, o brasileiro joga 15 horas por semana, em média (esse número aumenta para 19 horas entre os teens).
Grande parte dos brasileiros joga algum tipo game, seja em console, computador ou celular (Reprodução / Picjumbo)
Grande parte dos brasileiros joga algum tipo de game, seja em console, computador ou celular (Reprodução / Picjumbo)
A preferência por plataformas – consoles, computadores e mobile – é quase que igualmente dividida entre os gamers. Em termos de dispositivos específicos, os preferidos são o PC (utilizado por 47% do público) e smartphones com Android (cerca de 38%). Em média, jogadores brasileiros utilizam 2,6 dispositivos para jogar; quando perguntados, seus preferidos são os consoles.
O estudo também revela que brasileiros não são contra pagar pela experiência: games gratuitos são os mais populares entre quem joga nas vias digitais e mobile, mas comprar jogos e conteúdo adicional é recorrente, com dois terços do público afirmando ter realizado alguma aquisição desse tipo nos últimos três meses.
O mercado formal (como lojas e sites nacionais) ainda é usado pela maior parte dos gamers, mas o mercado alternativo (como compras em lojas físicas ou online no estrangeiro, e mesmo o mercado negro) tem formado uma fatia cada vez maior no bolo.
“Claramente, o Brasil é um mercado emergente para os games, repleto de potencial para um crescimento ainda maior”, afirmou Liam Callahan, analista de indústria do NPD Group. “Entender esse mercado é crucial, conforme mercados internacionais se tornam uma parte essencial para o lançamento de qualquer produto”, disse.

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